O que é o spamming (SPAM)?


O spamming (ou SPAM) consiste em enviar um (ou mais) e-mail(s) a alguém desconhecido, ou que não tenha solicitado expressamente a informação (basta um email para já poder ser SPAM!), assim como mensagens em grupos de notícias (newsgroups), grupos de discussão (foruns) ou Chats, fora do contexto que esteja a ser tratado. Geralmente os spams tem caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incómodos e inconvenientes.

Em todos os casos, o spamming é contra a filosofia do Publipt, e por isso, em nenhum caso permitiremos a prática de spam. Por esta razão, o membro que realize spam terá a sua conta anulada.

Se recebeu algum tipo de spam de algum membro do Publipt, agradecemos que nos informe aqui, para podermos tomar as medidas que acharmos convenientes. Por favor, indique toda a informação que puder.

 

 

Mais dicas

 

Correio electrónico é a forma mais comum e conhecida de spam. Spammers desse meio freqüentemente utilizam programas que facilitam ou automatizam a obtenção de endereços e o envio a um grande número de destinatários.

Existem diversos métodos diferentes para um spammer obter uma lista de endereços. Um dos procedimentos mais comuns é utilizar programas de interpretação de textos que executam varreduras em ambientes com um número potencialmente grande de endereços disponíveis, como páginas da Internet, mensagens da rede Usenet e registros de Domain Name Services (DNS). Outro método, conhecido como "ataque de dicionário", consiste em construir uma lista de endereços baseada em nomes e palavras muito comuns.

 

No ambiente da Internet, spam é considerado um abuso e refere-se ao envio de um grande volume de mensagens não solicitadas, ou seja, o envio de mensagens indiscriminadamente a vários usuários, sem que estes tenham requisitado tal informação.

Com certa freqüência, os e-mails de spam são chamados de junk e-mails, ou seja, lixo. Seguindo com a terminologia, quem envia spam é chamado de spammer.

 

 

Alguns artifícios usados pelos spammers


"One-time e-mails"
Certas mensagens dizem que serão enviados somente uma vez e que você não precisa se preocupar pois não será importunado novamente. Trata-se de spam e é bem provável que você receba outras cópias do mesmo tipo de e-mail. "Caso não tenha interesse em continuar recebendo este tipo de mensagem, por favor solicite sua retirada de nossa lista de distribuição, enviando e-mail para remove-me-from-list@... ". Este é um dos artifícios mais freqüentes usados actualmente. São os spams do tipo "remove me". Não responda! Na verdade, ao responder você estará confirmando a legitimidade de seu e-mail e este possivelmente será inserido em malas diretas de spammers pelo mundo fora!!

"Você foi indicado por um amigo..."
Outra variação do tipo remove-me...

"De acordo com a lei xxxx, este e-mail não pode ser considerado spam..."
Uma das perguntas mais freqüentes sobre spam foi com relação a esta suposta lei citada no final de vários spams. Não existe lei nem decreto que regulamente spam de forma a permiti-lo!

"Consultamos a sua home page, e sua empresa foi selecionada para participar..."
Decididamente, isto é spam.

 

 

Mais uma vez solicitamos:

Se recebeu algum tipo de spam de algum membro do Publipt, agradecemos que nos informe aqui, para podermos tomar as medidas que acharmos convenientes. Por favor, indique toda a informação que puder.







www.publipt.net

www.publipt.biz

www.publipt.info

www.publipt.org

www.publipt.tv

www.publipt.es

www.publipt.bz

www.publipt.co.uk

www.publipt.de

www.publipt.fr

www.publipt.nl

www.publipt.us

   

© Tecpromo / Publipt 2014