Porque às vezes aparece um aviso de “Adblocks”?
O que é um Adblock? Um adblock é um software ou extensão de navegador criado para bloquear anúncios online. Estes programas impedem que certos elementos das páginas web sejam carregados, como banners, pop-ups ou scripts de publicidade, e também podem interferir com o funcionamento normal de sites que dependem desses recursos.
A fonte de receita da Publipt vem maioritáriamente da publicidade, e por isso os sistemas de “Adblock” não são permitidos porque bloqueiam muitos desses anúncios. Por outro lado, a Publipt usa vários sistemas e scripts para questões de segurança (por exemplo no processo de verificação/validação de pedidos de pagamento), e por vezes os “Adblocks” bloqueiam ou interferem com os nossos scripts, e por este motivo também, é que não são permitidos.
Porque aparecem avisos de “Adblocks”? O primeiro motivo é, evidentemente, porque você tem algum tipo de “Adblock” instalado e/ou ativo no seu computador, tablet, smartphone, navegador, etc; nesses casos, o que tem a fazer é desinstalá-los, ou configurá-los de maneira a que não se apliquem ao nosso site (por exemplo, criando exceções, whitelist, etc).
Mesmo que considere que não instalou nenhum adblock, existem várias situações que podem gerar este aviso:
Extensões de navegador: Algumas extensões (como bloqueadores de rastreamento, privacidade ou segurança) podem bloquear scripts semelhantes aos usados em publicidade e outros.
Malware: Alguma aplicação ou plugin que você instalou, continha também funções de “Adblock” sem você saber, ou algum vírus, malware, adware, inflitrou-se no seu dispositivo ou navegador sem você saber, e está a provocar estes avisos.
Antivírus ou firewalls: Muitos programas de segurança incluem filtros que bloqueiam conteúdos considerados suspeitos, incluindo anúncios, mas que muitas vezes são genuínos (como é no nosso caso).
Configurações do navegador: Ajustes de privacidade ou opções avançadas podem impedir o carregamento de elementos usados para anúncios, ou outros códigos e scripts.
Redes corporativas, públicas ou escolares: Muitas vezes, estas redes têm regras próprias que bloqueiam publicidade ou scripts externos.
Serviços de DNS ou VPN: Alguns serviços de DNS (como AdGuard DNS) ou VPNs oferecem bloqueio automático de anúncios e outros scripts mal interpretados.
Falsos positivos: O nosso sistema pode interpretar como “adblock” situações em que o carregamento de scripts falha por outros motivos (ex.: a sua internet instável, bloqueio temporário da sua operadora ou extensões não relacionadas).
|